ecodiesel

Programa desenvolvido com o objetivo de minimizar a emissão de poluentes na atmosfera, reduzindo o consumo de óleo diesel na frota, estimulando a prática da Direção Econômica.

As principais vantagens de participar do Programa, são:

–  Redução da emissão de poluentes no ar, trazendo benefícios às pessoas e ao Meio Ambiente;

– Por ser um Programa voltado à um resultado que envolve diversos setores da empresa, estimula o trabalho em equipe entre os colaboradores, já que todos desejam atingir as metas estipuladas;

– Proporciona o desenvolvimento econômico e social da Empresa, beneficiando à todos;

Além disso, a Turb premia os motoristas que atingirem as metas de quilômetro por litro (km/l) do Programa.

Situada numa área de mata atlântica em Itaipava, a Turb Petrópolis desenvolve um programa de reflorestamento, para recomposição de uma área de 21.703 m², que já se encontrava fragilizada na aquisição do terreno.

Até agora, a empresa já plantou 4.374 mudas nativas, que têm o desenvolvimento acompanhado e condições de crescimento asseguradas.

Através de esforços coletivos, a Turb é uma das poucas empresas do setor de transportes do Estado que tem  Licença Ambiental de operação fornecida pelo INEA.

reciclagem

Considerados os maiores responsáveis pela contaminação do meio ambiente, os resíduos industriais requerem cuidados especiais em sua coleta.

Por isso, visando qualificar constantemente nosso sistema de destinação de resíduos, estabelecemos parcerias com empresas especializadas e órgãos municipais.

Assim, nossos colaboradores são treinados para fazer a separação correta dos resíduos, o que reafirma nosso compromisso com práticas sustentáveis.

Os resíduos classe I (sólidos contaminados com óleo ou graxa) – assim como aqueles provenientes da caixa separadora de água e óleo – são coletados, pesados e transportados por uma empresa especializada, que é licenciada pelo INEA e qualificado pela ISO 9000.

A limpeza de nossas fossas sépticas são feitas periodicamente por outro parceiro licenciado, garantindo que os resíduos serão adequadamente tratados e não irão poluir efluentes.

Nosso lixo comum e não contaminado é recolhido durante a semana pela empresa pública de coleta de lixo. Substituímos os latões comuns por lixeiras com tampa, para evitar a multiplicação de vetores. Nosso próximo passo é implantar um sistema de reciclagem do lixo seco produzido na empresa (papel, copos descartáveis).

Temos um sistema de logística reversa para recolhimento de lonas de freio, baterias e pneus. Além disso, destinamos a sucata da manutenção de frota para reciclagem.

Também realizamos destinação adequada de graxa e solventes, que são encaminhados para o rerrefino e voltam à cadeia produtiva da indústria petroquímica, colaborando para a redução da extração da matéria prima e evitando a contaminação do solo e rios.

Todo o material eletrônico é destinado para ONGs de reciclagem através do programa municipal de coleta seletiva.

reciclagem

Dispomos de um sistema de reuso de água da lavagem dos ônibus através de filtragem com bactérias e utilização de produtos de limpeza biodegradáveis.

Também promovemos práticas de limpeza a seco, captação de água de chuva e controle do consumo de água dos poços.

Motorista Nota 10

“Motorista Nota 10” é um programa de valorização dos motoristas que se destacam por efetuar um trabalho de excelência no atendimento aos nossos clientes e na prática da direção defensiva.

A expectativa do projeto é aprimorar constantemente nossos indicadores de atendimento ao cliente e de manutenção do veículo (diminuindo o desgaste prematuro de peças e pneus) e também de reduzir os indicadores de absenteísmo e acidentes.

A iniciativa tem duração de 12 meses e as premiações acontecem três vezes ao ano.

Como é feita a avaliação?

Todos os motoristas iniciam o mês com um total de 100 pontos. A análise é feita através da ficha funcional, sendo que algumas ações como falta injustificada e  atos indisciplinares geram perda de pontos.

Ao final de quatro meses, aqueles que não perderem nenhum ponto participarão de um sorteio para concorrer a prêmios. Ao todo, serão 10 motoristas contemplados por quadrimestre.

Os motoristas que obtiverem a pontuação máxima durante todo o ano serão homenageados com uma camisa de uniforme com a marca “Motorista Nota 10” (bordada na manga direita), para que sejam reconhecidos por todos os colaboradores e clientes que entrarem nos ônibus.

Cultura no Ônibus

O projeto consiste na instalação de displays no interior dos coletivos, onde são depositados livros e passageiros e funcionários podem ter acesso a literatura de uma forma diferenciada.

O objetivo do Programa é:

– Conscientizar cidadãos sobre a importância da leitura;
– Incentivar o hábito da leitura aos colaboradores e passageiros;
– Transformar o espaço do ônibus em um ponto de cultura e lazer;
– Estimular doação para ampliar a circulação de livros dentro dos ônibus;
– Propiciar mais comodidade nas viagens de ônibus;

Atualmente, disponibilizamos displays com livros em 10 ônibus da linha 600. O passageiro poderá usar o livro no interior do ônibus e também levar para casa. Não será estipulada nenhuma data para a devolução.

O programa é desenvolvido em parceria do Portal do Livro, que já desenvolve um trabalho de empréstimo de livros a comunidade. Os livros doados ao projeto farão parte do acervo do Portal do Livro.

A empresa mantém um programa de visitas monitoradas, que permite aos clientes conhecerem a estrutura física e o funcionamento administrativo e operacional da organização.

O principal objetivo é estreitar a relação com nossos clientes e conhecer as oportunidades de melhorias que a empresa, junto a líderes comunitários, podem gerar para garantir um transporte eficiente e de qualidade.

Para agendar sua visita, ligue para (24) 2220-9100.